O curso de Teologia Online da FTSA alcançou nota 4 na última avaliação do ENADE (2015). Foi a maior do Brasil. Entre os cursos de teologia na modalidade a distância, nenhuma outra escola atingiu tal nota; muitas tiveram média 2 ou 3 na escala do MEC que vai de 1 a 5. Foi a primeira vez que a teologia foi avaliada pelo ENADE e isso representou uma surpresa tanto para estudantes como instituições.

Nós conversamos com o Coordenador Geral da Educação a Distância da Faculdade Teológica Sul Americana, Prof. Gedeon Lidório Júnior, para entender melhor o processo e o que isso representa para a FTSA e para a teologia no Brasil. Confira a seguir as informações mais relevantes:

O que é o ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE é um procedimento de avaliação que envolve os alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país. O exame, que acontece anualmente, é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP. O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes.

Quem participa da avaliação do ENADE?
Em geral, participam estudantes de cursos de bacharelado com expectativa de conclusão da graduação até período de divulgação das provas do ENADE, ou então todos aqueles que já concluíram mais de 80% da carga horária do curso.

Qual a importância da avaliação do ENADE para as instituições?
"O ENADE faz parte dos insumos que são utilizados para medir a qualidade de ensino superior no Brasil. Juntamente com o ENADE tem a avaliação “in loco” propriamente dita e também o CENSO anual que é realizado com todas as IES. Juntando tudo isso, chega-se aos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que é justamente a junção destas avaliações todas, numa análise bastante complexa e intrincada. A nota do ENADE reflete diretamente na qualidade do curso, pois o que se avalia são as alunas e os alunos que estão terminando sua graduação em teologia, portanto já receberam nos estudos aquilo que se pretende com sua formação teológica. Olhar para a nota do ENADE é ver de forma destacada como as IES estão preparando seus estudantes para o mundo, para aquilo a que foram chamados. Em nosso caso, a Teologia e especificamente na FTSA, preparamos pessoas para servir melhor o Reino de Deus.”

Como a FTSA se preparou para a primeira avaliação?
“Nosso preparo começou alguns anos antes, pois, sabíamos que esta avaliação viria. O processo pedagógico na FTSA já é interdisciplinar desde a sua origem e sempre foi pautada por esta interação com as diversas áreas do saber. Em 2013, quando a Graduação em Teologia na modalidade a distância foi autorizada pelo MEC, empreendemos (juntamente com o nosso curso presencial) um grande estudo para a adequação da nossa matriz curricular às necessidades atuais da formação ministerial e teológica. Caminhamos assim até 2015, quando então, publicamos no Diário Oficial a nova matriz curricular, tanto do curso online como o presencial. Também preparamos, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), orientações, disciplinas, avaliações e muita interação com alunas e alunos de nosso curso EAD, para ajuda-los a lidar bem com o ENADE. Disciplinas como Antropologia da Religião, Psicologia da Religião, Sociologia da Religião, Filosofia da Religião, Ética e Direitos Humanos foram fundamentais nessa capacitação. Quando o ENADE aconteceu e nossos estudantes participaram, sabíamos que havíamos feito nosso dever de casa e que a graça de Deus seria derramada sobre o fruto de nosso trabalho.”

O que representa a nota alcançada no ENADE pela FTSA?
“Eu fiquei radiante de alegria com nossa nota e creio que esse também foi o espírito de toda a equipe que participou ativamente do processo - tanto docentes, coordenadores, tutoras e tutores, pessoal técnico-administrativo e também os discentes. Nossa nota para o curso de teologia na modalidade a distância foi 4 (numa escala de 1 a 5) e é uma excelente nota. Infelizmente vimos com muita tristeza que muitas IES que ofertam teologia não tiveram bons resultados. Nós da FTSA, sem nenhuma manifestação de orgulho, mas com humildade perante o Senhor, sabemos que nossa nota reflete o trabalho árduo, sério e perseverante que temos feito ao longo destes 23 anos de existência. O Prof. Antonio Carlos Barro enviou para nós um e-mail onde ele dizia, acertadamente, que no Senhor, o nosso trabalho não é vão. Essa nota 4 me faz saber que podemos melhorar para 2018, quando virá nova avaliação do ENADE.”

Em sua opinião, o que deve mudar, depois da avaliação do ENADE, nos cursos de teologia?
“Pelo que vi nos resultados é preciso que os cursos de teologia mudem muito depois dessa avaliação do ENADE. Esta é nossa percepção, conversando com o Prof. Jorge Barro, que além de muito meu amigo, foi o diretor que iniciou todo o processo de credenciamento da FTSA para Educação a Distância e lutou conosco na autorização e reconhecimento de nosso curso; ele é é também nosso Procurador Institucional e avaliador de cursos de Teologia do MEC/INEP. Entendemos que esse processo é salutar para as IES, mostra a todos nós uma dimensão muito real da situação dos estudantes de Teologia no Brasil. Os cursos precisarão se tornar mais práticos, onde se desenvolve a verdadeira teologia e onde também se vive a prática da teoria que se aprende. Precisaremos olhar com mais rigor nossa maneira de aprender junto com nossas alunas e nossos alunos e principalmente devemos olhar para onde elas e eles estão indo atuar, pois é assim que tornaremos nosso ensino contextual e relevante para o Reino de Deus, para a Igreja, para nosso país e para a atuação em todo mundo.”

Para saber mais sobre o ENADE e o conteúdo aplicado na avaliação de 2015, acesse aqui

Saiba mais sobre o Curso de Teologia Online da FTSA. Acesse e inscreva-se já!