A Faculdade Teológica Sul Americana completa 25 anos de história em março de 2019.
São 25 anos de luta, dedicação e conquistas na importante tarefa de promover uma educação de qualidade que prepara pessoas para uma atuação teológica, bíblica, contextual e relevante, para atuar na transformação do mundo.

Durante o período de comemorações, a FTSA pretende compartilhar um pouco da sua história, honrar aqueles que contribuíram desde o início dessa jornada, homenagear colaboradores e docentes e reunir amigos e parceiros em uma série de programações.
Nosso convite é para que você venha fazer parte dessa festa!

A FESTA JÁ COMEÇOU!

Em 2019, a Faculdade Teológica Sul Americana completa 25 anos. Mas, as celebrações já começaram! O start foi dado durante a XV Semana de Estudos Igreja & ODS promovida em outubro. Durante o evento, um pouco da história foi relembrada e algumas novidades que a FTSA prepara foram apresentadas, como a organização de um livro que marca o envolvimento da instituição com a Agenda 2030.
Nas redes sociais, também já é possível conferir depoimentos, vídeos e outras ações que destacam as comemorações até março de 2019, quando a instituição realizará um grande culto de gratidão pelos 25 anos. “O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus, aos colaboradores, mantenedores e a todos que contribuem para escrever esta história. Temos muito o que celebrar nos 25 anos da FTSA, e serão intensamente comemorados no mês de março”, declarou o coordenador de eventos da FTSA, Luis Gonçalo Silvério.

PROGRAMAÇÃO

  • DIA 27/03/2019 – FATOS & FOTOS
    Encontro de estudantes, graduados e convidados. A Exposição de Fotos ficará permanente durante os eventos comemorativos aos 25 anos da FTSA
  • DIA 29/03/2019 – CULTO DE CELEBRAÇÃO
    Evento com a presença de convidados especiais (vindos do exterior), aberto à comunidade a partir das 19h30 no centro de eventos da FTSA.

UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS

A FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana tem uma história marcante na educação teológica brasileira. Fruto de reflexões sobre a necessidade de se ter uma escola teológica no Brasil com uma visão bíblica e contextual. O sonho nasceu no coração de dois irmãos que buscaram aperfeiçoamento nos Estados Unidos, Antonio Carlos Barro e Jorge Henrique Barro. E eles, escolheram Londrina para desenvolver o projeto.
Juntos, iniciaram em 1994 as atividades do então Seminário Teológico Sul Americano, com uma pequena biblioteca e poucos alunos. Cinco anos depois, o pequeno seminário tornou-se faculdade se adaptando constantemente às exigências do MEC e buscando a excelência na sua missão de “preparar vidas para servir o reino de Deus”.
“Quando pensamos nos dias iniciais da FTSA, lembramos que nós apenas sonhávamos em ter uma escola para preparar alguns pastores. Não tínhamos a menor ideia de que Deus estava planejando algo bem maior: preparar o povo de Deus para a Sua missão. Temos feito isso e, com a inspiração de Cristo e a direção do Espírito Santo, continuaremos nossa tarefa dando honras e glórias a Deus”, disse o Prof. Dr. Antonio Carlos Barro.

No início de 2000, a FTSA inaugurou suas instalações próprias numa área de 32.000 m2, com uma excelente estrutura para abrigar novas turmas e novos cursos. O campus tornou-se um dos mais completos da região, com salas de aula climatizadas, cantina e quadra de esportes. A biblioteca, cujo acervo é o maior do Brasil nas áreas de Teologia e Missiologia, conta com mais de 48 mil exemplares.
Atualmente, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação (presencial e online), a FTSA contabiliza milhares de estudantes e dezenas de denominações representadas. Está presente em 26 estados brasileiros e cerca de 15 países. No Campus de Londrina, recebe alunos e alunas de diversas regiões do Brasil e do exterior. Além das instituições parceiras e dos três Polos: dois em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.
O Prof. Dr. Jorge H. Barro resume a trajetória da FTSA e seu compromisso com o Reino – “Ao longo desses quase 25 anos a FTSA tem preparado líderes que sejam globais na visão, locais na transformação, missionais na vocação, bíblicos na convicção, cristocêntricos orientados, autênticos nos relacionamentos, compassivos na motivação, multiétnicos no alcance, socialmente justos na consciência, empreendedores na mentalidade e colaborativos nas abordagens. E tudo isso, para glória de Deus!”

IES RECONHECIDA

Em decorrência das leis vigentes, a FTSA buscou o caminho de reconhecimento do MEC, tornando-se uma IES - Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo governo brasileiro. Desde então, recebeu as seguintes Portarias do órgão oficial:
Portaria Nº 1.384, de 9 de maio de 2002, Credenciamento da FTSA, como IES - Instituição de Ensino Superior.
Portaria Nº 1.385, de 9 de maio de 2002, autorização para o funcionamento do curso de Teologia na modalidade presencial.
Portaria N° 4449, de 22/12/2005, Reconhecimento pelo MEC do curso de Bacharel em Teologia. Com este reconhecimento, a instituição passou a ofertar os cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de Liderança Pastoral, Missiologia, Aconselhamento, Pastoral e Bíblia.
Portaria Nº 191, de 01 de outubro de 2012, Renovação do Reconhecimento do Curso Superior em Teologia.
Pensando nas tendências da educação contemporânea, a FTSA solicitou autorização para funcionamento de curso na modalidade a distância. A autorização se deu através da Portaria Nº 172, de 17 de abril de 2013 e o reconhecimento do curso se deu mediante a Portaria Nº 293, de 7 de julho de 2016.
Novamente, através da Portaria Nº 201, de 8 de abril de 2016, a FTSA tem seu Recredenciamento como IES, aprovado pelo MEC.
Em 2017, a PORTARIA Nº 270, DE 3 DE ABRIL DE 2017, torna público o Reconhecimento dos cursos da FTSA.
As constantes renovações dos processos legais para funcionamento dos cursos, demonstram a qualidade dos projetos pedagógicos da FTSA e dos planos de desenvolvimento institucional da FTSA e de sua mantenedora a ACESA - Associação Cristã Evangélica Sul Americana.
Para o professor Luis Silvério, que também já foi diretor acadêmico e hoje se dedica ao trabalho com graduados da FTSA, a missão continua - “Sabemos que temos ainda muito a fazer. A tarefa só terminará quando o Senhor da vida e da história inaugurar um novo começo. Até lá, seguiremos, pela graça e misericórdia de Deus, olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, cumprindo a nobre vocação de “preparar vidas para servir o Reino de Deus”.

LINHA DO TEMPO

1993
NASCIMENTO DE UM SONHO
Foram dados os primeiros passos para a criação de um seminário teológico com visão latino-americana.

1994
LONDRINA COMO SEDE
O início das atividades acontece nas dependências do Colégio Londrinense.

1995
VISÃO INTERDENOMINACIONAL
É realizado um grande Encontro de Líderes e Estudantes representando diversas denominações.

1996
MESTRADO LIVRE
Aberta a primeira turma de Mestrado Livre em Missiologia.

1997
PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS
Além da mudança do seminário para o Espaço Esperança, o ano é marcado pela formatura da primeira turma.

1998
AGENDA DE EVENTOS
Muitos encontros celebrativos marcam também a agenda de eventos da instituição ainda no Espaço Esperança.

1999
UM NOVO SONHO
O projeto do novo campus na Gleba Palhano se inicia com a ajuda de mantenedores comprometidos com o Reino.

2000
UMA GRANDE CONQUISTA
Inauguração das novas instalações no campus atual com mais de 32.000 m², sendo 7.800 m² de área construída.

2001
PARCERIA MISSIONÁRIA
A FTSA acolhe dezenas de agências missionárias no Centro Global de Missões Paul Person.

2002
AUTORIZAÇÃO DO MEC
Comemoramos o credenciamento da instituição e autorização pelo MEC.

2003
NOVOS FORMANDOS
Primeira turma de formandos no curso de Bacharelado em Teologia autorizado pelo MEC.

2004
10 ANOS DE HISTÓRIA
Dez anos cumprindo a missão de preparar vidas para servir o Reino de Deus.

2005
RECONHECIMENTO DO MEC
A FTSA recebe o reconhecimento do MEC na Graduação de Teologia.

2006
ENCONTRO DE LIDERANÇAS
Os encontros presenciais são marcados pela presença de líderes e estudantes de várias regiões do país.

2007
VIAGENS MISSIONÁRIAS
O Projeto Timóteo realizou diversas atividades culturais, evangelísticas e de discipulado em muitas viagens missionárias.

2008
VALIDAÇÃO DE DIPLOMAS
O MEC permite o reconhecimento de cursos livres em teologia e a FTSA abre sua primeira turma. Do VCD – Validação de Créditos e Diplomas.

2009
INSTITUTO DA FAMÍLIA
No 15º de aniversário, a FTSA integra o Instituto da Família com especializações profissionais na área de terapia de família.

2010
COMENDA OURO VERDE
O título, oferecido pela Câmara de Vereadores, é dado à instituição por seus serviços prestados ao bem da comunidade.

2011
NOVAS ESPECIALIZAÇÕES
Novos cursos de pós-graduação são inseridos no calendário, aumentando o número de estudantes presenciais.

2012
AUTORIZAÇÃO DO CURSO EAD
Comemoramos a autorização do MEC para o curso de Teologia Online da FTSA.

2013
ESCOLA GOLD
A faculdade celebra 20 anos de história e compromisso com a missão de Deus e recebe o prêmio de Escola Gold da AETAL.

2014
RECONHECIMENTO DA EAD
A FTSA recebe o Reconhecimento oficial do MEC para o curso de Teologia Online e amplia os recursos tecnológicos, inaugurando um estúdio de gravações.

2015
ENCONTRO DE GRADUADOS
Para promover encontros com alunos(as) egressos, a FTSA realiza atividades exclusivas para os graduados.

2016
FORMATURAS
Duas formaturas por ano são realizadas pela FTSA com centenas de estudantes dos cursos online e presencial.

2017
SEMANA DE ESTUDOS
Evento já consagrado na FTSA, a Semana de Estudos celebrou os 500 anos da Reforma Protestante.

2018
RUMO AOS 25 ANOS
Prestes a completar 25 anos de história, a FTSA cria a Alumni e realiza coalizão com o ChildFund Brasil, além de anunciar seu comprometimento com a Agenda 2030.

2019
25 ANOS DE COMPROMISSO
• Compromisso com o Reino de Deus
• Compromisso com a Missão de Deus
• Compromisso com a preparação de vidas para servir o Reino de Deus
• Compromisso em oferecer uma educação teológica cristrocêntrica, bíblica e contextual
• Compromisso com a visão de formar agentes do Reino que sejam aptos para servir à igreja local, transformar as cidades e influenciar o mundo.