Para contar e relembrar um pouco da história da Faculdade Teológica Sul Americana, o Prof. Dr. Wander construiu um texto sob a perspectiva da transformação pela qual a instituição passou todos esses anos. Foram anos de lutas, mas também de conquistas. De mudanças e agradecimentos. Acompanhe a seguir:

______

“Transformação” é uma palavra que representa bem o que aconteceu nos 23 anos de história da FTSA. Lembremos seus sinônimos: mudança, qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma. Do tímido início em 1994 à conquista de importantes referenciais até 2017, quanta transformação.

Transformação sob três aspectos. Primeiro, do perfil do discente. Nas turmas iniciais, prevalecia a presença de estudantes pertencentes às igrejas de tradição histórico-reformada, como presbiterianos, batistas, luteranos e metodistas. A partir da segunda década, era notável e crescente o número de ingressantes vinculados a segmentos pentecostais ou neopentecostais. No conjunto, já foram graduados pela FTSA alunos (as) representantes de mais de 50 grupos denominacionais diferentes, cumprindo o objetivo originário de ser uma escola de Teologia voltada para a diversidade religiosa do contexto brasileiro.

Segundo, a transformação das estruturas. De uma sala cedida pelo Colégio Londrinense, passando pela permanência por três anos no Espaço Esperança, até a FTSA se estabelecer em sua sede própria, em um campus de 32.000 m², tendo 7.800 m² de área construída; com instalações modernas e acolhedoras, ambientes climatizados, salas de aulas totalmente equipadas, sala de projeção, centro de eventos, cantina, quadras de esportes e biblioteca. Contemplamos atualmente, uma biblioteca que principiou com 35 livros e, hoje conta com mais de 50.000 exemplares, sendo considerada uma das maiores em conteúdo missiológico do Brasil.

Terceiro, as transformações de seus cursos e programas. De Seminário com um único curso de bacharelado, tornou-se a Faculdade Teológica Sul Americana oferecendo dezenas de programas em níveis de pós-graduação, graduação e extensão. Destaque para o ensino a distância (EAD), com qualidade tecnológica de ponta, com moderno estúdio para gravação de videoaulas e recursos para interatividade entre docentes e discentes. A realidade do ambiente virtual do ensino online assegura uma educação sem fronteiras, escrevendo assim um novo e simbólico capítulo a partir da terceira década de história. Desse modo, multiplica-se o número de estudantes dos mais diversos lugares, especialmente os que pertencem à América Latina e países de fala portuguesa do continente africano.

Ao completar 23 anos, no início de sua terceira década, a FTSA coleciona títulos e números significativos: seus cursos reconhecidos pelo MEC possuem mais de 2.200 matriculados (até 1° Semestre/2017); estudantes ou egressos atuantes em mais de 50 países; quase 3.500 alunos (as) formados em níveis de graduação e pós-graduação. O Diploma de Bacharelado em Teologia reconhecido nos Estados Unidos. E a Teologia Online recebeu a maior nota do Brasil na primeira e mais recente avaliação do ENADE. Por isso, podemos dizer, sem dúvida, 23 anos de gratidão a Deus!

Apesar de todas as transformações e conquistas, apenas um aspecto resiste ao tempo e ao propósito: o compromisso firmando em nosso slogan  “Preparando vidas para servir ao reino de Deus”.

Prof. Dr. Wander de Lara Proença - Coordenador da Graduação Presencial da FTSA