fbpx

é um momento importante para dar respostas não apenas à situação da pandemia, como a tudo que queima nos nossos corações como seres humanos.

 

Durante o isolamento social, vimos o aumento do consumo de conteúdo digital disparar. As pessoas estão passando mais tempo conectadas e buscando todo tipo de informação: de receitas, dicas de saúde, entretenimento, até cultos online.

 Algumas pesquisam mostram que a pandemia de covid-19 levou sete de cada dez pessoas a consumir mais notícias diariamente. E isso, não está ocorrendo só por causa do tempo livre, mas, porque há uma necessidade crescente de informação.

 “A situação da pandemia e o que ela tem acarretado, ou seja problemas humanos diversos, como o enfrentamento da própria doença, o desemprego, as turbulências sociais e políticas, crises emocionais e de identidade, crises nos relacionamentos interpessoais, ansiedade, falta de perspectivas, etc., tem sido fator de complexidade que requer de nós, cristãos principalmente, uma atitude responsiva”, explica Jonathan Menezes, professor na área de Espiritualidade, revelando a necessidade de que estejamos prontos a oferecer conteúdo relevante em tempos de dificuldades.

Para o professor, também coordenador da Teologia Presencial na FTSA, é um momento importante para dar respostas não apenas à situação da pandemia, como a tudo que queima nos nossos corações como seres humanos. “Nem que seja para dizer, com toda honestidade, que não sabemos qual é a resposta, mas que queremos sentar com as nossas perguntas e refletir sobre possíveis saídas juntos”, diz Menezes.

É com essa perspectiva que ele se juntou a outros professores da FTSA, nestes dias de quarentena, para produzir conteúdo online e oferecer gratuitamente à toda comunidade. “É o que de melhor a FTSA pode fazer neste momento, respeitando seu lugar e sua vocação no mundo”, afirmou.

 

Além da sala de aula

Praticamente desde o início da pandemia, a FTSA vem ofertando conteúdos online e gratuitos, com temáticas variadas, além de trabalhar firme para que seus alunos(as) de cursos presenciais continuem estudando. Segundo o vice-diretor da FTSA, Jorge Henrique Barro, a instituição tomou várias iniciativas importantes para informar os estudantes e mantê-los atuantes durante a quarentena. “A FTSA entende que a excelência é um estilo de vida e não meramente um objetivo a ser alcançado, por isso, não medimos esforços para que todos da Graduação Presencial, Mestrado e Instituto da Família, continuassem as aulas de forma virtual. Já na primeira semana de quarentena, os docentes e estudantes foram capacitados na plataforma do Google Meet”, explica Barro.

Depois disso, foi a vez da Coordenadoria de Extensão oferecer cursos online e gratuitos que atraíram centenas de inscritos em apenas um mês; além, dos cursos promovidos pelo Instituto REDE dirigidos, especialmente, para líderes de igrejas locais. E agora, já são diversos materiais produzidos pelos professores, que promovem a reflexão e o debate de temas importantes, levando a Teologia para o centro das conversas, virtuais ou não.

 

Webinar – Teologia com Graça

Transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook, o encontro dos professores Jonathan Menezes e Marcos Orison foi marcado pela alegria e descontração na abordagem de um assunto que merece ser mais explorado. “O tema é de suma importância, e há um certo ineditismo nele no meio teológico; falar de graça abrangendo sua gama de sentidos, o que inclui, por exemplo, o humor”, destacou Menezes.

Para o professor Orison, coordenador da graduação online, independente da perspectiva que tenhamos sobre a Teologia, ela está presente em nossa vida cristã e, a maneira como nos aproximamos dela, é fundamental para um bom desenvolvimento na caminhada de fé, “por isso a aventura do estudo e conhecimento pode ser vista como muito prazerosa e cheia de graça”, salientou.

De acordo com os protagonistas do webinar, foi uma experiência ímpar, considerando o momento que estamos passando e a interação dos que acompanhavam o diálogo. Uma preciosa oportunidade também para os estudantes dos cursos online (graduação e pós-graduação), que não tiveram a chance de participar de um seminário temático presencial, onde esses diálogos geralmente acontecem.

Apesar de gratuito, o Webinar foi disponibilizado, incialmente, apenas para as pessoas que se inscreveram com antecedência, contudo, o sucesso foi tão grande e os pedidos de liberação foram tantos que, a FTSA resolveu liberar o acesso completo ao conteúdo. Assim, todos podem usufruir da riqueza do diálogo entre os professores da casa. Acesse aqui>>

 

Websérie – A coragem de não agradar

A ideia para a websérie partiu de conversas entre os amigos e professores Antonio Carlos Barro, Alfredo Oliva (que é professor da UEL) e Jonathan Menezes sobre o livro "A coragem de não agradar". “É uma convocação, de muitas formas, a uma reflexão sobre nossos relacionamentos interpessoais, uma vez que, para os autores do livro, todos os problemas humanos têm base nos relacionamentos”, afirma Menezes.

Para o professor, o partilhar publicamente essas conversas edificantes entre leitores, a partir de um livro que é baseado em diálogos entre um filósofo experiente e um jovem curioso sobre o pensamento de Alfred Adler, poderia não apenas ajudar a compreender melhor o próprio livro, como fazer correlações com a Bíblia, a Teologia e a Espiritualidade que não estão, necessariamente, explícitos no livro.

A websérie já tem três partes publicadas no canal da FTSA no Youtube e podem ser acessadas aqui >>

 

Live - Teologia para a Vida

Também com o objetivo de oferecer aos internautas a oportunidade de refletir temas relacionados a vida, a FTSA está transmitindo ao vivo, todas as segundas-feiras, a Live Teologia para a Vida. “A Teologia é o estudo de Deus relacionado à vida. Queremos que as pessoas tenham lives com qualidade bíblica e teológica, a serviço da missão de Deus no mundo”, afirma Jorge Barro.

A ideia é pautar assuntos pertinentes para os dias atuais, como os riscos da interpretação bíblica, violência contra as mulheres em contextos religiosos, sofrimento humano, Teologia e justiça racial e outros, a partir de olhares teológicos em diálogo multidisciplinar, ou seja, que envolvem outras áreas do saber (Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, por exemplos).

Barro explica que a seleção dos preletores convidados se baseia na busca de pessoas comprometidas com os valores do Reino de Deus, com ministérios relevantes e especialistas em suas áreas de pesquisa. “Também queremos ter um equilíbrio na participação de homens e mulheres. A Teologia não é e não pode ser um espaço somente do homem. A FTSA busca igualdade de gênero na reflexão e produção teológica, assim como temos o desafio de trazer também mais pessoas pretas para área da Teologia”, defendeu o vice-diretor da FTSA. Para assistir as Lives, acesse aqui>>

 

Acesse. Curta. Compartilhe.