Trauma, desenvolvimento complexo: Cura dos relacionamentos e do Cérebro é o tema do Workshop Internacional 2017 - Edição Especial com Mary Jo Barret e Linda Stone Fish promovido pelo Instituto da Família – FTSA, nos dias 27 a 29 de abril.

O Workshop Internacional ocorre anualmente e tem como objetivo promover a capacitação do conhecimento e a troca de experiências entre profissionais e estudantes em diversas áreas. Este é um Módulo Internacional também faz parte da matriz curricular dos cursos do Instituto da Família-FTSA: Capacitação: Neurociências Relacional e Psicoterapias; Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família e Especialização: Família e Grupos em Situação de Vulnerabilidade: Teoria e Prática e é aberto a outros profissionais e estudantes de graduação das áreas: Biológica, Humana, Social ou Teológica, que queiram aprimorar seus conhecimentos.

As duas profissionais convidadas dos Estados Unidos, abordarão conceitos que permitem identificar as recentes descobertas da neurociências, relacionando-as ao tratamento do trauma, compreender o funcionamento da mente traumatizada e listar as técnicas de domínio físico e o processo de regulação do afeto e memória. Os participantes terão uma compreensão do trauma complexo, explorando: Como aproveitar os ciclos naturais de mudança do cliente, utilizando-os para interromper o ciclo do trauma e Como criar uma sensação de segurança, avaliando a vulnerabilidade e resiliência do cliente, definindo metas e trabalhando com a negação, etc.

Mary Jo Barrett é Diretora Executiva e Co-Fundadora do Centro para a Mudança Contextual. É Mestre em Serviço Social pela Universidade de Illinois. Atualmente leciona na Universidade de Chicago, no Chicago Center for Family Health e no Instituto da Família da Universidade Northwestern. É também escritora, consultora e co-Criadora do Modelo Estágio-Colaborativo (modelo terapêutico de grande sucesso, com aplicação na transformação de vidas afetadas pelo abuso e ou eventos traumáticos) e Criadora do Projeto Diálogo da Família (que visa redefinir as relações nas famílias afetadas por abuso e trauma). Renomada especialista, Mary Jo é hoje uma das maiores autoridades em violência familiar, incluindo o abuso físico e sexual de crianças, negligência, incesto e abuso praticado pelo cônjuge.

Linda Stone Fish é Ph.D. pela Universidade de Purdue; Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Illinois em Chicago e Graduada em Psicologia pela Universidade de Northwestern. Pesquisadora, autora de livros e escritora de artigos teóricos para: Revista de Terapia de Casal e Família; Terapia Familiar contemporânea; Revista Americana de Terapia Familiar e Revista Internacional de Pesquisas Teóricas. Por mais de duas décadas, Linda tem se empenhado para preparar estudantes ao mestrado e doutorado no Departamento de Casal e Família da Universidade de Syracuse (SU). Atualmente é diretora do programa de pós-graduação em terapia de casal e família e atende em consultório particular.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Instituto da Família - FTSA, onde também você pode buscar outras informações como programação e valores.

Workshop Internacional 2017 - Edição Especial - Mary Jo Barret e Linda Stone Fish
27, 28 e 29 de abril (quinta, sexta e sábado), no Auditório da FTSA (Centro de Eventos)